Notícias

Inteligência Artificial e Automação de Processos para otimizar os ganhos da sua empresa

Investir em tecnologia faz parte da rotina de qualquer empresa que pretende se manter no mercado e alcançar crescimento. Nesse aspecto, buscar soluções que utilizem Inteligência artificial tem sido uma excelente opção.  

A Inteligência Artificial se destaca por ser um tipo de tecnologia capaz de “aprender”, ou seja, seus softwares conseguem melhorar seus processos enquanto são utilizados. Um sistema com IA realiza não apenas atividades repetitivas, numerosas e manuais, mas é capaz de analisar e tomar de decisão. Isso faz com que seu uso seja desejado para melhor aproveitamento de tempo e redução de custos. Isso porque ela envolve um agrupamento de várias tecnologias: rede neural artificial, algoritmos e sistemas de aprendizado que conseguem simular a inteligência humana, desenvolvendo raciocínio, percepção de ambiente e análise de informações para tomada de decisão. 

Levar a Inteligência Artificial na sua empresa gera vantagens ao melhorar a tomada de decisão, otimizar o atendimento ao público, reduzir erros e riscos, empregar algoritmos para realizar segmentações mais precisas gerando comodidade e escalabilidade, aumentar a automação dos processos e diminuir os custos operacionais. 

A IA pode estar presente em vários setores da sua empresa: financeiro, operação e produção, Recursos Humanos (RH), marketing. 

Trouxemos algumas sugestões de aplicação nas empresas:  

  1. Chatbots: o atendimento a clientes pode ser bastante facilitado e qualificado. Além de permitir acesso durante mais tempo (24 horas muitas vezes), vai realizar um filtro para que o atendimento pessoal só seja realizado quando realmente necessário. Ganha-se tempo e pode-se direcionar as pessoas para trabalhos mais criativos.  
  1. Gestão: são grandemente utilizadas nas empresas para avaliar a eficiência de seus processos e colaboradores, podendo agir onde é mais necessário.  
  1. Assistente pessoal: nas empresas são as atendentes virtuais, que são capazes de solucionar diversos problemas de procedimentos.  
  1. Mecanismos de segurança: isso vale tanto para o ambiente digital, verificando a possibilidade de fraudes em tempo recorde, quanto eventos, usando reconhecimento facial por exemplo.  
  1. No ensino: a inteligência artificial como um professor disponível 24 horas por dia pode proporcionar um ensino personalizado e de qualidade.  
  1. Na indústria: através de monitoramento de robôs através de sensores, câmeras, equipamentos de telemetria, entre outros. Na manutenção preditiva, antecipando a necessidade de consertos e evitando paradas desnecessárias.  

Investir em Inteligência Artificial é estratégico para as empresas que querem crescer. Essa tecnologia é capaz de reduzir custos, otimizar a produção e gerenciar atividades. Mas, ao inseri-la, é importante investir em pessoas capacitadas. Criar um capital intelectual humano bem estruturado a fim de que essas pessoas consigam atender as necessidades geradas pela IA e assim explorar ao máximo seu potencial e gerar vantagens competitivas reais, reduzindo custos e otimizando a produção. Para verificar as melhores opções para sua empresa faça uma consultoria especializada no assunto.

©2021 Tecpartes – Peças e Partes para Ambientes de T.I - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Limo